Inicio

Inicio

íHistorial

O ARPAC é uma instituição vinculada ao Ministério da Cultura e foi criada em 1983, em forma de Projecto para, entre outros fins, assegurar o destino dos documentos recolhidos durante a Campanha Nacional de Preservação e Valorização da Cultura, que teve lugar entre 1978 e 1982.

Em 1993, pelo Decreto 26/93 de 16 de Novembro, o ARPAC deixou de ser Projecto e passou a ser uma instituição pública, Arquivo do Património Cultural, abreviadamente designada ARPAC. Devido ao equívoco que criava o nome Arquivo, decidiu –se pela mudança de denominação. Assim, em 2002 através do Decreto 25/200 de 22 de Outubro, do Conselho de Ministros, essa instituição passou a denominar –se, oficialmente ARPAC – Instituto de Investigação Sócio – Cultural.

—A Delegação Provincial de Manica foi criada em 1991. Ela actualmente tem uma estrutura ôrganica encabeçada por  um Delegado Provincial. Nas suas funções, é apoiado pelos sectores de Investigação, Documentação e, Administração e Finanças. —A Delegação tem os seus programas de actividades localmente definidos e centralmente coordenados pela Direcção Geral.
 
Visão
O ARPAC é uma instituição que aposta numa investigação aplicada com impacto imediato nos programas de desenvolvimento social, económico, político e cultural do país e da África Austral.